Bocados de Ar

Porque as palavras não passam de bocados de ar

sábado, maio 31, 2003


"Pinkpeace"

Brasília é arborizada. Muito arborizada. Bastante arborizada. Mesmo. Os grandes conhecedores das vastas terras desta Ilha de Vera Cruz afirmam e reafirmam a existência de cidades muito mais arborizadas do que Brasília como, por exemplo, Curitiba. Pessoalmente, não conheço cidade alguma com mais árvores do que Brasília (é bem verdade que eu não conheço Curitiba). De qualquer forma, mesmo que existam tais cidades, Brasília continua sendo beeeeem verde. Afinal, não é só porque alguém tem mais que deixa-se de, ainda, ter muito.
Mas, o que eu mais gosto aqui é o fato de as árvores serem árvores do Cerrado. São todas baixinhas, retorcidas e de folhas bem pequenininhas. Há quem não goste. Eu as acho belíssimas. E, nada me deixa mais puta do que quando as pessoas arrancam estas árvores para plantar jardinzinhos-feitos, com coqueiros e calçadinhas de pedras portuguesas, como se isso aqui fosse Copacabana. Entenda bem, nada contra Copacabana, mas vivemos em um planalto, mais seco do que o Deserto do Saara, quente ao sol e frio, quando na sombra, co árvores pequetitas e retorcidas, construções baseadas na periferia de Moscou e pistas largas como highways. Mesmo assim, as pessoas insitem em querer parecer com outras cidades, especialmente o Rio de Janeiro.
Convenhamos, que, em última análise, nós estamos a, pelo menos, uns 1000 quilômetros da praia mais próxima.
Brasília, apesar de ser uma cidade relativamente nova, tem uma personalidade autônoma, como todas as outras cidades do Brasil. Tem características específicas que deveriam ser respeitadas e não modificadas. Algumas coisas podem ser modificadas, outras, não. A vegetação de um lugar é uma das que não.
Dentre todas as árvores de Bsb, a que eu mais gosto é o Ipê-rosa. Em tempo úmido, é uma árvore absolutamente comum mas, na seca, ele perde todas as folhas e se enche de flores cor-de-rosa. É uma daquelas coisas para as quais eu sou capaz de ficar olhando por horas.
Adoro ipês-rosa.

Aí, você se pergunta: e, todo esse texto foi só para dizer que adora os malditos ipês-rosa? É, foi só para isso.
ADORO ipês-rosa.