Bocados de Ar

Porque as palavras não passam de bocados de ar

sábado, maio 31, 2003


O Homem Ideal

Daí, ontem foi o aniversário de uma grande amiga. Rolou um jantar delicioso para pouquíssimas pessoas (eu incluída), feito pela mãe dela, que, por sinal, cozinha muito bem.
Papo vai, papo vem, e, em meio a muitas risadas, começamos a definir o que seria o nosso homem ideal. Confesso que poucas foram as características comuns a todas nós. O meu é o seguinte:
Tem que ser engraçado e gostar de ler. Adorar cinema e sair para dançar. Ser casual sem ser desleixado e tem que ter o cabelo um pouco mais comprido do que o normal. Mas nunca arrumado e nunca amarrado. Tem que usar gargantilha de madeirinha e curtir esportes radicais. Tem que gostar de dormir e de cozinhar. Praticará natação e de vôlei de praia mas, eventualmente, vai jogar uma partidinha de futebol. Não vai ser encanado, nem ciumento. Terá um sorriso lindo (adoro sorrisos e risadas espontâneas) e a barba mal-feita. Vai gostar de moto e de viajar. Vai me acompanhar ao balé sem reclamar. Vai rir muito e me fazer rir. Tem que ter cílios longos e um olhar fechado. Beber até pode, mas fumar, nem pensar. Vai me dar balões ao invés de flores, mas, quando forem flores, serão margaridas. Vai gostar de mato e de água. Vai usar óculos e se dar bem com meus pais e amigos. Vai gostar de videogame e pipoca. Às vezes, vai curtir sair sem mim e vai querer que eu também saia, eventualmente, sem você. Assim como eu, não acreditará nesse papo de "duas metades que se completam". Seremos dois inteiro, completos em nós mesmos e estaremos juntos porque queremos, só por isso. Vai gostar de fotografia. vai gostar do Verão mas, sobretudo, do Outono. Vai mer escrever longas cartas e, à noite, só vai usar roupa preta.Vai tocar violão e gostar de festa junina. Vai gostar de chuva, de animais e de escutar o vento. Vai ter uma tatuagem e vai falar francês.

Não lembro das outras características que falei na hora mas sei que quando eu me apaixonar de novo todas elas serão descartáveis. Não nos apaixonamos racionalmente. Pelo menos, eu não. E, quando este determinado alguém surgir, ele poderá ter todas essas qualidades ou nenhuma delas. Não vai fazer diferença porque ele já terá surgido.
E isso será o suficiente.