Bocados de Ar

Porque as palavras não passam de bocados de ar

quinta-feira, setembro 19, 2002


Olha a pesquisa que está sendo divulgada na "globo.com":

E-você

Qual deveria ser a punição para Elias Maluco?

Pena de morte
Prisão perpétua fora do Rio
Prisão em Bangu I, no Rio


Analisemos proposição por proposição:

1- Pena de morte: no Brasil, existe um impossibilidade constitucional de se impôr a pena de morte. Isso é de conhecimento público, ou deveria ser. Mas se considerarmos que não seja tão público assim e, portanto, não seja do conhecimento de todos, pelo menos, é dos mais esclarecidos (como imagino que sejam os responsáveis pelo site da Globo). A doutrina brasileira e o sistema jurídico daqui primam pela recuperação do criminoso. Pela sua ressocialização. Tá, eu sei que na prática isso não acontece em absoluto. Mas é a favor disso o posicionamento da doutrina e da jurisprudência nacional. Assim se queremos que alguém se recupere, não podemos querer matá-lo. Ou uma coisa ou outra.

2- Prisão Perpétua: pelo mesmo motivo, pela tentativa de ressocialização, não podemos querer que alguém fique indefenidamente preso.

3- Prisão em Bangu I, no Rio: Ah, me poupe! Depois de todo o auê e tudo que foi mostrado na TV a respeito de Bangú I, não se pode querer que a população escolha essa alternativa. Esse item só está aqui para induzir o povo a escolher os outros dois, descaradamente inconstitucionais e intocáveis por se tratarem de cláusulas pétreas (não à toa que "Pena de Morte" se encontra com 71% dos votos).

Aí, eu fico pensando: Manipuladora? A Globo? Que é isso? Impressão sua...