Bocados de Ar

Porque as palavras não passam de bocados de ar

sexta-feira, agosto 02, 2002


Lendo este post do Xixa a respeito do Paulo Coelho, repensei minha posição.
Ainda não sei se ele seria o ideal para ocupar uma cadeira na ABL, mas é inegável que ele conseguiu o que almejava com seus livros...
Não, não estou dizendo que o que ele queria era um lugar na ABL. Bem, talvez, afinal, querendo ou não, é uma posição de prestígio. Mas, quando falo que ele conseguiu o que queria, me refiro a seus leitores. A idéia era passar lições de vida ao maior número possível de pessoas... Isso ele conseguiu, ele é o 5º autor mais lido no mundo inteiro. Se a linguagem é simplória, se o português é falho, isso não importa. O que impora é que ele alcançou um grande número de leitores e, quem sabe, para alguns tenha significado algo. Se pensarmos bem, poucos membros na ABL conseguiram se aproximar deste feito. E se pensarmos melhor ainda, o Sarney faz parte da ABL...
Já li Paulo Coelho. Li Brida, O Alquimista e Nas margens do Rio Piedra, Sentei e Chorei. Não posso dizer que tenha odiado. Aliás, deste último gostei bastante. É uma leitura simples, ideal para períodos de entressafra, bem como Sidney Sheldon e bestsellers similares. É claro que Mister Coelho apregoa em suas obras uma filosofia de vida, mas não é nada que sua mãe já não tenha te ensinado como viva em harmonia com os outros, respeite para ser respeitado, ou o bem sempre vence...
No fim, é sempre algo que te acrescenta, porque tudo nos acrescenta alguma coisa. Mesmo as coisas das quais não gostamos, mesmo coisas medíocres...
Então, ao Paulo Coelho, só posso desejar que seja feliz na ABL... Até porque a presença ou não dele lá, não faz a menor diferença na minha vida, não altera o meu rumo em absolutamente nada...
Como diria meu irmão-mala, "deixa o bicho viver...".
Pois é, deixa o Mister Bunny viver...