Bocados de Ar

Porque as palavras não passam de bocados de ar

quarta-feira, julho 31, 2002

Sabe, o pior do fanatismo (seja ele de qualquer espécie, religioso, político, musical ou qualquer outro) não é o fanatismo propriamente dito.
Na verdade, as crenças sempre são pessoais. Sempre são próprias de nós mesmo. Sempre nascem de dentro prá fora (o contrário é a tão conhecida lavagem cerebral). E, em princípio, não caberia a ninguém interferir naquilo que acreditamos.
Se você acredita em Jesus, Buda, Alá ou Maomé, ou se, simplesmente, não acredita em nada, não me interessa. Isso é o que VOCÊ acredita, e não eu. Posso ser sua amiga achando que a sua crença é irreal, desde que eu saiba respeitar o direito que você tem a ter uma crença, qualquer que seja. Nunca o preceito "respeitar o próximo, como você gostaria de ser respeitado" deve ser seguido tão ao pé da letra como nessas situações.
No entanto, o fanatismo começa a ser um problema quando se torna intolerante.
Quando a pessoa começa a achar que seu caminho não é só o melhor, mas o único. E que, por ser único, deve ser seguido por todos, sem distinção. A partir daí, a tendência dos fanáticos é a de tentar convencer a todos que encontra que eles são os únicos certos e que você, mero mortal, é um ser menor por não acreditar no que eles acreditam...
Fui criada numa família católica e, portanto, cristã. Hoje em dia, aceito alguns preceitos católicos mas já conheço e também aceito preceitos de outras religiões, de outros deuses. Sim, sou da teoria de que todos os deuses são um só, mas não faço qustão que você acredite nisso.
Acredite naquilo que te faz bem, que te conforta. Ou não. Acredite no que quiser. Se tiver que ser no poder de Deus ou no poder do dinheiro, I don't care. Isso é algo seu, só você pode saber o que te completa ou se te completa.. Não cabe mim tentar enfiar na sua vida uma filosofia que é minha, até porque tudo que é imposto perde a sua razão de existir.
Primo pela liberdade, mas maior do que a liberdade física é a mental. As pessoas têm o direito de acreditarem naquilo que querem, sem imposição moral ou social de ninguém.
Nunca vou tentar impor nada, e, quando questionada a respeito de algo, dou minha opinião deixando claro que é a minha opinião e que, antes de adotá-la como sua, você tome o cuidado de refletir e ver se isso se encaixa na sua maneira de ver a vida.
E, da mesma forma, sempre espero que as pessoas ajam do mesmo jeito comigo. Respeitem o que eu penso e acredito e não tentem me impor nada. Aquilo que te fez bem não necessariamente fará bem a mim. Então não force nada comigo. Assim nós vamos nos dar bem e nunca brigaremos.
Caso contrário, se você for incapaz de conviver com pessoas diferentes de você, nem apareça na minha frente.
Fazendo um trocadilho bobo, não sou tolerante com pessoas intolerantes...