Bocados de Ar

Porque as palavras não passam de bocados de ar

sexta-feira, novembro 21, 2003

Europa: a Saga

Frio, frio - o frio so aumenta

Minha gente,

Entao, estava eu no pais do chocolate. E do queijo. E dos Alpes. E dos bancos. E dos homens educados. E do povo alto. Muito, muito alto. E eu la, com meu metro e sessenta. Nao, nao enxergava nada. Esqueci alguma coisa? Ah, sim! O pais dos relogios. Sim, meu povo, fui a Suica.
Tem essa menina, a Virna, que estudou comigo na Leonardo da Vinci (para quem nao sabe, esse e o nome da minha escola). Ficamos muito proximas porque ela era muito amiga de uma outra amiga, a Caro, da Venezuela, que, por sua vez, eu conheci por meio do Alfredo, do Mexico. E assim que se conhece gente por aqui: um e amigo do outro que e do outro que e do outro. E voce acaba ficando amigo de todo mundo. Mas, entao, a Virna voltou para casa, mas nao sem antes insistir muitissimo para que eu e Ale fossemos la, passar uns dias com ela. A Suica e vizinha a Italia e, depois de 7 horas de trem, desembarcamos em Zurique. Ela estava la para nos pegar e nos levar para a sua cidade, Saint Gallen (que se pronuncia Sangalo. E eu so conseguia pensar na Ivete Sangalo quando ela me falava da sua cidade), que ficava so a 1 hora de Zurique.
A cidade e pequetita para padroes brasileiros, tipo uns 70.000 habitantes, e fofa. Saca cidade de bonecas? Saint Gallen e uma cidade de bonecas. Limpinha, com casinhas coloridinhas e pequenininhas, com montanhas ao fundo. Conhecemos o lago (cujo nome nao vou me lembrar agora), de onde, se voce olhar para um lado, ve a Austria, do outro, a Alemanha. Depois fomos para Appenzel (sim, esse tambem e o nome de um queijo), que fica nas montanhas e e uma vila muito, muito pequena. Em dez minutos caminhando, se conhece tudo. Fofo, logico. Casinhas coloridas com florezinhas. Temos sempre que lembrar que estamos falando de um pais cuja populacao e de 7 milhoes de pessoas e cujo territorio e menor que o de Portugal (que, por si so, ja e um ovo). Entao, quando eu digo pequeno, e pequeno mesmo. Em Appenzel, quando eles tem uma decisao politica para tomar, eles reunem todo mundo na (unica) praca da cidade e as pessoas levantam as maos, para votar. Igual a gente fazia quando a tia perguntava a nossa opiniao, na segunda serie do primeiro grau. As mulheres so votam, em Appenzel, ha menos de 10 anos. E eu que pensava que o Brasil era um pais machista, vejam so voces. Alias, ate mesmo a Italia e muito mais machista que o Brasil. Conversando com o povo, eu descobri que advogada, aqui, nao trabalha na area penal porque "e muito dificil para uma mulher". Sim, tive que escutar isso. Enfim...
Comprei um queijo branco, molinho, muito gostoso, que, salvo engano, e do tipo Brie e se chama "Caprice des Diex", chocolate que, devo admitir, e muito melhor que o que nos temos, e uma garrafa de vodka vermelha. Sim, existe vodka vermelha. E azul. E preta. Claro que so na Suica.
O pais e lindo. De verdade. A Virna estava histerica porque nos estavamos la. Foi muito legal. Ficamos la durante o sabado e o domingo.
Na segunda, fomos para Zurique, que alem de ser a capital, e a maior cidade do pais. Populacao: 300 a 400 mil pessoas. La, ficamos na casa de uma outra amiga, a Claudia (que era da minha sala) e encontramos o David, que um dos melhores amigos que fiz aqui. Passeamos pela cidade, que, logico, e organizadissima, comemos (mais) e fomos para um bar, muito legal. Alias, os bares e cafes da Suica sao muito legais. Muito alto nivel. Fotos? Milhares.
Fomos na Igreja de Frau Munster, que tem uns vitrais feitos por Chagall, e comemos um biscoitinho tipico de Zurique (Luxemburgerli, acho) que mais parece um suspiro recheado. E, meus filhos, a coisa que eu mais fiz nessa viagem foi comer. Inevitavel. No frio, aquele povo so come chocolate, queijo, batata e coisas feitas com creme de leite. Uma delicia! Mas agora vou ter que me esforcar o dobro no Kickboxing (sim, estou fazendo kickboxing, aqui em Firenze). So voltamos para casa na terca a noite. Cheguei as 7 da manha de quarta e ainda fui para a aula, como a boa aluna que sou :-)
A Suica, definitivamente, foi a viagem que eu mais gostei ate agora. Fiquei com pena de nao poder ficar mais la. Quando vim para ca, nao estava nos meus planos iniciais ir a Suica, mas, agora, recomendo a todos voces: se algum dia vierem a Europa, vao a Suica. E muuuuuuito bom.
E voces? Como estao? Quero noticias...