Bocados de Ar

Porque as palavras não passam de bocados de ar

sexta-feira, novembro 21, 2003

Europa: a Saga

Decidi colocar aqui os emails que estou mandando para meus amigos. Claro que so os emails em que faco meus relatorios da viagem. Decidi fazer isso porque gosto de, depois de um tempo, reler o que escrevi. Normalmente, dou risada mas, na maioria das vezes, meio que revivo o que passei naqueles momentos. Entao, ai vai:

Yab - quase um filme

"Meu povo,

Foi mal a falta de noticias. Hoje escrevo mais um capitulo da saga. Dessa vez, sem viagens, so sobre uma boate.
Entao, ontem fomos a esta boate famosa que tem aqui, a YAB. Uma boate com este nome americanoide, no meio de Firenze, eu devia ter desconfiado. Mas como nomes em ingles estao espalhados por todo o mundo, fui assim mesmo. Nao era tao cara, 8 euros (claro que nao era cara, se pensarmos em euros. Em reais, era meio cara porque era uns 25 reais). Ta, chegamos la e ficamos na fila. Mas, como foi por pouco tempo, achei normal. Nem tava tao frio assim. Entramos e a boate era legal. Enorme. Varias luzes. Neom. Pista de vidro com luz por baixo. Enfim, algo anos-70-renovado. Aqui, diriam que era "cool" (nao existe uma palavra em italiano para dizer "legal" ou "cool", acreditam?). Hip Hop. Eu nao gosto de hip hop. Nao sou uma hip-hop-girl. Italianos, sabe Deus porque, adoram hip hop. Toca em todo lugar. Techno, que e bom, nada. Enfim...
As pessoas eram dignas de fotos. Voces se lembram dos anos 80? Aqueles que nos agredecemos a Deus porque acabaram? Pois e, meus filhos, aqui ainda estamos nos 80. A mulherada com aquelas meias de la que nos usavamos na aulas de jazz, camisetas caindo dos ombros, salto alto, legging com saia (este ultimo item, admito, vimos muito no Brasil, ultimamente). Tudo adornado com grandes argolas e pulseiras de plastico (daquelas que as nossas maes ainda tem escondidas nos cantos dos armarios e que nos usamos em "festa-brega"), lencos e bandanas nas cabecas, ou um chapeu. Os homens, logico, combinavam com as donnas. Camisetas de time de basquete, por cima de outra camiseta que, por sua vez, estava por cima de outra camiseta. Calca larga. Bandana. Oculos-vespa. Chapeu-tipo-gangster, ou viseira (sim, elas ainda existem. tipo daquele pagodeiro dos Marotos, Malandros, qualquer coisa assim -- nao consigo lembrar o nome...) ou, ainda, um bone-de-ladinho-tipo-sergio-mallandro. Latino perde facil para esse povo.
Me senti no meio de um filme hollywoodiano, de guetos e segregacao racial. Aqui, negro e negro, e branco e branco. Nao tem mulato, nao tem moreno. Tem branco tentando ser negro, mas so no estilo (o que a Ale chamou de "Wigger --white tryin' to be nigger". Ela explicou que nao e um termo legal, mas define bem).
Julynha, sabe o filme "do preto e da branca"? Pois e, eu estava nele, ontem.
Hip hop sem tregua. Todo mundo muito estiloso. Estiloso demais, e verdade. Tudo muito soando meio falso. Como disse a Ale (mais uma vez) eles tentavam muito "serem legais". Trying too hard to be cool. Mas, estavam todos la, dancando e adorando. Todo mundo sabia todas as musicas, logico. Menos eu. Alias, no meio de todo este estilo-hiphopense, estava eu: vestido e salto-fino-alto. Um peixe fora d'agua. E um peixe fora d'agua de mau-humor. Sonhando com um churrasquinho onde eu pudesse dancar um samba. Depois de duas horas e meia de tortura, abandonei a Ale -- que estava adorando-- com as amigas e fui para casa. 3 da manha. Pelo menos, nao estou tao cansada hoje. Ate fui para a aula.
Conclusao da historia: so acredite quando um americano te disser que uma boate e boa se voce gostar muuuuuuuuuuuito de hip hop. Caso contrario, fuja como o diabo foge da cruz.
E assim termino mais um capitulo...

Minha gente, estou devendo "As aventuras em Veneza". Mas e que e tanta coisa que da preguica. E nao tenho tanto tempo. Mas prometo que escrevo. Prometo. Me respondam, me deem noticias. Tenho saudades de voces. E nao achem que as coisas aqui sao ruins. Nao sao. Eu so conto para voces as partes mais engracadas ou estranhas. Essa boate foi estranhissima, para mim. Mas foi a unica. Ja fui a umas 5 muito legais. Estou adorando a Italia. Mesmo. Mas e que, para falar de tudo, eu tenho que falar o dia inteiro. Entao eu pinco as partes mais interessantes...