Bocados de Ar

Porque as palavras não passam de bocados de ar

segunda-feira, agosto 26, 2002


Odores

Mudei o meu perfume... Isso significa que estou entrando em uma nova fase ou, pelo menos, estou querendo entrar...
As fases da minha vida são marcadas por cheiros. Bons ou não, mas sempre marcantes, daqueles que quando eu sinto de novo, acabo me teletransportando para o período ao qual ele equivale (tá, essa frase ficou confusa, mas acho que dá prá entender).
Tem o cheiro da casa da minha avó materna, da casa da minha avó paterna, cheiro de 2º Grau, cheiro de São Paulo, cheiro de praia, cheiro de pessoas (várias, cada um com o seu cheiro peculiar), cheiro de período triste, cheiro de amores passados, enfim, cheiros, cheiros, cheiros... E sempre que eu sinto qualquer um deles é como se eu retornasse àquele período da minha vida...
Então, quando eu percebo que estou dando um novo passo, mudo de cheiro. É uma forma de guardar o que eu sentia no período que usava aquele perfume ou aquele xampu ou aquele creme...
É assim, eu preciso disso. Porque aí, quando eu sinto falta do que eu sentia naquele momento, é só eu sentir o cheiro que tudo volta instantanemamente...
Por isso, também, que dentro do meu armário, tem inúmeros frascos inacabados de perfume. São parte das minhas lembranças, são os cheiros que eu posso guardar embalados, perto de mim, para o momento que eu preciso me recordar de algo para me sentir viva...
É claro que os cheiros principais não podem ser guardados. Não tem como. São cheiros de lugares e de pessoas específicas e, em relação a eles, eu tenho que me contentar em tentar lembrar, em tentar guardar na minha memória olfativa...
Às vezes, dou a sorte de estar passando por um lugar e sentir o cheiro da casa da minha vó, por exemplo. Aí, eu paro e fico um tempão lá, só respirando, só absorvendo aquela sensação tão boa que esse cheiro me causa... O cheiro da casa da minha vó é cheiro de infância, da minha infância...
Às vezes ocorre o mesmo com cheiros de períodos em que eu sofri... e eu sofro de novo, só por sentí-lo...
Por isso, estou mudando de perfume. Para guardar esse período num frasco perto de mim e poder sentir sempre que der saudade e para inaugurar uma nova fase com um novo registro...