Bocados de Ar

Porque as palavras não passam de bocados de ar

domingo, fevereiro 16, 2003


Ode ao Diarinho

Tem uma coisa que eu não entendo direito. Por vezes, aliás várias vezes, li em comentários ou em posts de blogs alheios que é o fim o fato de existirem blogs-diarinhos, que isso é coisa de fracassado, que é podre, feio, bobo e chato. Aí, eu me pergunto: mas o que é o blog, se não um espaço virtual equivalente a um diário?
Sempre escrevi diários. Sempre. Aliás, o primeiro post que escrevi aqui foi dizendo exatamente isso. Comecei este blog nem sei bem porquê. Empolgação, acho, com blogs que lia e que achava muito legal. E de todos eles, ou pelo menos da maioria, as partes que eu mais gostava eram justamente as que poderiam ser consideradas "momento-diarinho". Notícias eu leio em jornais. Quando eu entro num blog, eu quero pessoalidade. Quero saber como é a pessoa que escreve, o que ela pensa, o que ela lê, o que ela come, o que ela escuta, que tipo de programas gosta de fazer... É claro que não curto ler "ki dimais, hj incontrei o beto... ele é tuuuuuuuudo. tava kerendo ficar c ele. cê me ajuda?". Gosto de coisas bem escritas, mesmo que sejam coisas bobas, mesmo que sejam relatos do cotidiano, mas não acho que um blog seja pior por não ser como eu gosto. Até porque isso é o que EU gosto, e o meu gosto não é necessariamente o gosto do outro.
A pessoa que escreve o blog com certeza curte o que escreve. E deve haver outras que também curtem, ou ninguém leria.
E, na verdade, qual é a obrigatoriedade de um blog ser lido? Não sei quanto aos outros, mas eu escrevo para mim.
Não que não goste dos meus dois leitores e meio. Longe disso, eu os adoro. E também adoro quando alguém cai aqui de paraquedas e diz que gostou do que eu escrevi. É sempre bom para a auto-estima quando um estranho diz que gosta do que fizemos. É bom justamente porque, ao contrário dos nossos queridos amigos, o estranho só diz o que realmente pensa. E é legal ver que alguém que nem te conhece, que não tem a menor obrigação de te falar nada, se dá ao trabalho de fazer um comentário a respeito do que você disse...
Mas então, estou desviando do assunto: não vejo porque um blog tenha que ser necessariamente muito freqüentado. Número de visitas não quer dizer absolutamente nada.

Ah, você está dizendo isso porque você não tem muitas visitas...

Pasmem, mas não é, não. E para falar a verdade, eu tenho muito mais visitas do que jamais pensei que teria. Ainda me choca chegar aqui e ver que não sou a minha primeira e única visitante. Ver que já teve umas 10 pessoas que entraram aqui.
Meu Deus, 10 PESSOAS!!! Assustador! Eu sempre achei que seria a minha única visitante e, de repente, tem umas 10 pessoas ou mais (ou menos) por dia. Aqui. Se isso não assusta alguém, eu não sei mais o que assusta. Fico pensando nos que têm 1.000 visitas. Jesus, que responsabilidade deve ser.
Mas enfim, eu digo tudo isso porque leio inúmeros blogs muito bons mesmo que têm pouquíssimas visitas e encontro outros tantos que são péssimos e, mesmo assim, passam fácil das 300 visitas diárias.

Pára tudo, pára tudo, não era disso que eu falava no começo... A minha capacidade de mudar de assunto sem perceber é absurda. Eu falava sobre blogs-diarinhos.
Pois é, blogs-diarinhos, não vejo nada de ridículo neles. As pessoas escrevem o que querem escrever. Ninguém tem a obrigação de ler. Se lê, é porque quer. Se não quer, não leia. Mas não encha o saco de quem está escrevendo. É óbvio que você tem direito à sua opinião, ninguém aqui está dizendo o contrário. Mas se você quer que sua opinião seja respeitada, respeite a dos outros. Se você quer liberdade plena, comece por respeitar a alheia.
As pessoas têm o direito de fazer o que quiserem. Até onde sei, vivemos num país livre, e a Internet é um espaço sem amarras. Assim, se eu quiser fazer um blog-diarinho, eu vou fazer. E ninguém tem nada com isso.
Não gostou do meu estilo, me achou uma estúpida, vá embora. Não estou fazendo questão da sua presença aqui. Se não pedi nem para você vir, pode ter certeza que não vou te pedir para ficar.
Não gostou, procure outra coisa para ler, vai ser melhor para nós dois.
Gostou, fique.
Simples assim.

P.S.: E, antes que eu me esqueça, pequeno lembrete aos desavisados: sim, este É um blog-diarinho. E eu gosto dele assim.